SARAU DO GRITO - 17h

07 de Setembro de 2020
Curador: Frederico Barbosa
Assista em: www.youtube.com/missaopaulo

No dia sete de setembro de 1822, o príncipe Dom Pedro deu o famoso Grito do Ipiranga e, assim, reza a lenda, proclamou a independência do Brasil. Todos conhecemos os aspectos fantasiosos dessa independência e desse grito, mas é difícil discordar de que hoje, 198 anos depois, às vésperas do bicentenário da nação brasileira, nós todos temos muitas razões para gritar. Bradar pelos nossos mais de 100 mil mortos e por todos que se sentem abandonados nesses tempos sombrios.  Hoje, não há mais príncipes na vida pública, felizmente, e nela quase não há mais princípios, infelizmente. Mas o Brasil é um país repleto de gente muito boa, nos dois sentidos. Na poesia, temos talentos muito diversos e consequentes: vozes bastante potentes que podem nos auxiliar a gritar a plenos pulmões, como dizia aquele nosso irmão russo, que também disse certa feita que “em algum lugar, parece que no Brasil, existe um homem feliz”. Não gritar no sentido literal, de elevar a voz destemperada, mas no sentido de dar intensidade e tempero à linguagem, para que seja capaz de atingir, mover, reconfortar ou acordar todos os brasileiros, já que, para a maioria dos 200 milhões envolvidos na batalha diária, como disse o nosso primeiro grande poeta, “não chegam a vir à boca os tiros / dos combates, que vão dentro no peito”.
Para este primeiro Sarau do Grito foram convidados 18 poetas, 9 mulheres e 9 homens, que muito bem representam uma pequena fatia do que se faz na poesia brasileira hoje. Outros saraus virão, e com eles, mais centenas de talentos vibrantes. Seguimos em frente, fazendo poesia, sempre buscando a independência da linguagem, contra todas as mortes.


Participação especial musical de Fortuna


Fortuna, nome artístico de Fortunee Joyce Safdie Proushan, é uma cantora e compositora brasileira de origem judaica, que há mais de 25 anos dedica-se a resgatar o cancioneiro ladino, estabelecendo pontes entre religiões e culturas do mundo. Além do público adulto também criou conteúdos especiais para crianças: músicas, shows, animações e vídeos.


Poetas convidados